Etiqueta da tatuagem

Etiqueta da tatuagem

Por Kat Von D

Este texto foi retirado do livro High Voltage, autora Kat Von D (tatuadora americana, especialista em realismo preto e cinza), ele traz dicas importantes que qualquer pessoa que pensa em fazer uma tatuagem deve conhecer, as dicas contribuem diretamente na atividade do tatuador e principalmente no resultado da tatuagem.

NÃO VÁ BÊBADO À SUA SESSÃO. Não se deve tomar decisões para sua vida inteira sob influência de coisa nenhuma. Odiaria fazer uma tatuagem em alguém que pudesse se arrepender na manhã seguinte. Fora que não há nada de mais chato do que tatuar alguém que esteja completamente mamado. Quando se está bêbado, é difícil sentar quieto, o que torna a tarefa mais difícil e afeta negativamente a qualidade do trabalho. Além disso, bêbados são conhecidos por ficarem barulhentos e loucos, só porque você quer beber não precisa fazê-lo em um estúdio.

SEJA PONTUAL. A maioria dos tatuadores sérios trabalha sob agendamento. Com isso em mente, chegar atrasada afeta o cronograma de seu artista pelo resto do dia. Sei que imprevistos acontecem e não se pode controlar o trânsito, mais pontualidade sempre é apreciada. Na pior das hipóteses, se estiver atrasado, é sempre uma boa idéia ligar para informar.

NÃO PECHINCHE. “Boas tatuagens não são baratas, e tatuagens baratas não são boas” – Sailor Jerry
Quando se trata de tatuagem, o velho ditado “o barato sai caro” diz tudo. O preço não deve ser um fator decisivo. Você pechincharia com um médico ou cirurgião plástico? Claro, você pode seguir pela rota mais barata e arriscar que um implante de silicone fique assimétrico – mas, se me perguntar, esse risco não vale a aposta! Não é como comprar um par de sapatos estilosos ou uma bolsa de couro. Tatuagem é uma modificação corporal permanente, e um estúdio de tatuagem não é lugar de barganha. É ofensivo para um artista quando as pessoas pechincham o preço de um orçamento. Tentar abaixar o preço só se traduza como “Não acho que você seja bom o suficiente para eu pagar tudo isso”, aos ouvidos do tatuador.

NÃO TRAGA CRIANÇAS COM VOCÊ. Apesar de os tatuadores serem habilidosos em tarefa simultânea, você não deve esperar que eles sejam capazes de fazer sua tatuagem e cuidar dos seus filhos ao mesmo tempo. E você também não deve presumir que será capaz de ser tatuado enquanto fica de olho em seus filhos.
Dependendo da legislação de cada região, a maioria dos estúdios não admite a entrada de menores, e por boas razões. Quando se pensa a respeito, algumas crianças têm a mesma altura de nossas lixeiras, quais estão cheias de materiais considerados prejudiciais à saúde. Sei que, se fossem meus filhos, o último lugar que eu iria querer que eles estivessem brincando de esconde-esconde seria um ambiente com esse tipo de material ao redor.
Se os estúdios de tatuagem fossem classificados em faixa etária como os filmes, eu diria que a maioria deles seria permitido para maiores de 16 e 18 anos! As pessoas falam palavrão e discutem assuntos adultos que podem não ser apropriados para mais jovens. Essa é uma regra geral que inclui bebês, crianças, pré-adolescentes e adolescentes. [ Sim, até seu filho especialmente educado e quieto.]

NÃO PEÇA PARA TOCAR SUA MÚSICA. Sendo uma fã de música obsessiva, sei qual é a sensação de estar realmente ligado à sua playlist pessoal. Você que ficar confortável quando está sendo tatuado, mais quer principalmente que o tatuador se sinta confortável. Assim como eu amo certos tipos de músicas, a mesma intensidade se dá por tipos de música que não gosto, e não tem maneira gentil de dizer “Desculpa, amigo, eu não confio no seu gosto musical”. Colocar um tatuador nessa posição embaraçosa é a última coisa que você quer quando alguém está prestes a fazer sua tatuagem.

COMA ALGUMA COISA ANTES DO SEU HORÁRIO. Antes de ser tatuado, certifique-se de que fez uma refeição ou um lanche. Clientes que chegam com fome podem ficar tontos ou até desmaiar. É mais comum do que você pensa, então coma alguma coisa, mesmo que seja uma barra de chocolate.

VISTA-SE APROPRIADAMENTE. Certifique-se de usar roupas que permitam acesso fácil á área em seu corpo que você planeja tatuar. Focalizar a atenção em sua tatuagem para que fique perfeita já é difícil o suficiente sem peças de roupa complicadas entrando no caminho.

TOME UM BANHO. Esta é auto-explicativa – assim espero. Não conte que qualquer um perto de você vai ficar satisfeito pelo cheiro de suas axilas depois de malhar três horas. Lembro-me de ter de tatuar um cara na parte de dentro de seu bíceps bem perto da axila, e nossa – parecia que não havia nada neste planeta que faria o tempo passar mais rápido.

NÃO SEJA UM CONSELHEIRO DE TATUAGEM. E também não traga um com você. Posso dizer honestamente que odeio quando um cliente traz consigo um amigo que tem mais certeza sobre a tatuagem do que o próprio cara. Se você não estiver cem por cento seguro sobre o que quer fazer, deve esperar até que esteja.
Se alguém lhe pedir para ser conselheiro de tatuagem, lembre-se deste conselho: O que importa é que você goste do local e do desenho, afinal é o seu corpo.

NÃO TRAGA UMA COMITIVA. Trazer um amigo para apoio moral [não para ser um conselheiro de tatuagem] é bem legal. Mas, juro, apesar de parecer uma boa idéia trazer todos seus primos de primeiro, segundo e terceiro graus, não é. Pode não haver cadeiras suficientes, então alguns do seus chapas serão forçados ficar de pé por horas e muito provavelmente vão atrapalhar bastante a passagem. Além disso, para eles não é divertido ficar olhando para a parede por todas as horas que a tatuagem pode levar. E ter de bancar o anfitrião pode distrair o tatuador. Então, deixe seus amigos em casa e surpreenda-os mais tarde com sua novíssima obra de arte.

NÃO FALE NO CELULAR. Ninguém quer ouvir você contar à sua mãe o que comeu hoje, a briga com sua namorada infiel, ou o debate entre você e seu advogado sobre qualquer negócio que você esteja tentando fechar. Não seja o “cara chato do celular”. Por favor!

NÃO FAÇA UMA TATUAGEM SE ESTIVER GRÁVIDA. Ser tatuada aumenta os níveis de estresse e afeta seu sistema imunológico. Se estiver grávida, essas são as duas coisas que seu médico vai lhe dizer para evitar durante esses nove messes. Qualquer bom tatuador se recusará a tatuar uma mulher grávida.